top of page

Fórmula E: ePrix de São Paulo 2024 ocorre neste fim de semana

Quarta etapa do campeonato tem como palco o Sambódromo do Anhembi e arredores


Escrito por Isadora Guerra


Fórmula E ePrix São Paulo 2024
São Paulo recebe ePrix brasileiro pelo segundo ano consecutivo. Fonte: fiaformulae.com

A Fórmula E chegou ao Brasil de novo! Sexta-feira (15/03) e sábado (16/03) o circuito montado no Sambódromo do Anhembi recebe 11 equipes e 22 pilotos. A capital paulista sedia e-Prix da categoria de monopostos elétricos, quarta etapa da temporada 2024, pela segunda vez. Na sexta, o primeiro treino livre acontece às 16h30. No sábado, a programação conta com segundo treino livre às 7h30, qualificação às 9h40 e corrida a partir das 14h (horários de Brasília). Bandplay e Bandsports transmitem treinos e quali, enquanto a Band TV transmite ao vivo a corrida.


O circuito

O Autódromo de Interlagos é a casa das corridas de diversas categorias automobilísticas em São Paulo. No entanto, a capital paulista conta ainda com um circuito de rua que, desde 2023, é o palco da Fórmula E na cidade. Trata-se do Circuito do Anhembi, localizado na região de Santana, zona norte da cidade. Inicialmente, o local hospedou a Fórmula Indy entre 2010 e 2013. Com a chegada da Fórmula E, ele ganhou uma versão menor: 2,933 km, contra 4,081 km do layout anterior. A principal característica do traçado foi mantida: a reta de chegada, que passa pelo Sambódromo do Anhembi. Além dela, a pista da categoria elétrica tem outras duas longas retas, separadas por uma chicane, em um trecho da Avenida Olavo Fontoura.


Fórmula E ePrix São Paulo 2024
Pista da categoria elétrica tem três longas retas, duas separadas por uma chicane. Fonte: FIA Fórmula E

A pista tem 11 curvas, sendo três ao fim da reta do Sambódromo (onde está o ponto do Attack Mode) e três na chicane da Olavo Fontoura. As últimas cinco ficam próximas ao Palácio de Convenções e, conforme o próprio site da Fórmula E, oferecem boas oportunidades para ultrapassagens.


Como está o campeonato

Após a rodada dupla de Diriyah, Nick Cassidy lidera o Mundial. Com uma vitória e dois terceiros lugares, o neozelandês está com 57 pontos, 19 à frente do alemão Pascal Wehrlein, da Porsche. O bicampeão Jean-Éric Vergne, da DS Penske, é o terceiro com 33, à frente do atual campeão Jake Dennis, com 28, enquanto o outro piloto da Jaguar, Mitch Evans, fecha o top 5 com 21.


Fórmula E ePrix São Paulo 2024
Mitch Evans, da Nova Zelândia, venceu o ePrix de São Paulo no ano passado. Fonte: Getty Images

Vencedor do E-Prix de São Paulo na edição passada, o companheiro de equipe e compatriota de Nick Cassidy, Mitch Evans ocupa a quinta colocação, mas pontuou nas três provas realizadas, justificando a liderança da Jaguar TCS Racing no mundial de equipes e colocando o time britânico como o grande favorito para este fim de semana no Brasil, até mesmo por conta da etapa do ano passado.


Na ocasião, a prova contou com 114 ultrapassagens e 11 mudanças de lideranças. O top 3 cruzou a linha de chegada separados por meio segundo, e os três carros contavam com powertrain Jaguar. Além de Evans no degrau mais alto, o pódio contou com Cassidy em segundo e Sam Bird (na época piloto da Jaguar) em terceiro.


Fórmula E ePrix São Paulo 2024
Em 2023, a prova contou com 114 ultrapassagens e 11 mudanças na liderança. Fonte: Motorsport

Os brazucas na FE

Correndo pelo segundo consecutivo em casa, o paulistano Lucas di Grassi está focado em buscar os primeiros pontos desta temporada diante de sua torcida. Este ano o campeão da terceira temporada da Fórmula E retornou à ABT, equipe pela qual disputou os primeiros anos do mundial de carros elétricos, mas até o momento o brasileiro não conseguiu ter um bom desempenho. Na temporada passada, Lucas di Grassi corria pela Mahindra e após danificar o carro no treino classificatório, foi obrigado a largar na última posição. Ainda assim, ele conseguiu escalar o pelotão e terminou o ePrix da 13ª colocação.


Já Sérgio Sette Câmara chega a São Paulo após um bom fim de semana na rodada dupla de Diriyah, principalmente na corrida 1, quando o piloto da ERT Formula E Team largou em 3º e terminou a prova na 9ª colocação, marcando os dois primeiros pontos dele e do time nesta temporada. No ano passado, Sette Câmara até fez um bom treino classificatório em São Paulo e poderia ter chegado aos playoffs se não fosse uma punição da FIA por conta de um pico indevido de energia em seu carro. Por conta disso, ele largou em 16º, posição na qual terminou o ePrix. Boa sorte aos brasileiros na Fórmula E: ePrix de São Paulo 2024!


Fórmula E ePrix São Paulo 2024
Di Grassi e Sette Câmara disputam ePrix de São Paulo sábado, com transmissão da Band. Arte: Bandsports no Instagram

Fontes


Se inscreva para não perder nada!

Seja bem-vinda(o) ao mundo do Mulheres no Paddock! Obrigada por se inscrever!

bottom of page