Filme conta a história real de um jovem britânico que, através do jogo, conquistou uma oportunidade de realizar o sonho de se tornar um verdadeiro piloto
Escrito por Amanda Corrêa e Letícia Sampaio
Revisado por Isadora Guerra
O longa “Gran Turismo: De Jogador a Corredor” conta a história de Jann Mardenborough, um jovem britânico apaixonado por automobilismo e pelo jogo de simulação Gran Turismo (GT). A história começa quando um dos empresários da Nissan tem a ideia de promover uma ação de marketing que aproxima o mundo real do virtual. Os jogadores de Gran Turismo com os melhores tempos no jogo teriam a oportunidade de participar de um campo de treinamento chamado de GT Academy, onde pilotariam carros de corrida em pistas de verdade. O melhor deles ganharia um assento na equipe Nissan. Jann foi um dos convocados e o enredo do filme mostra os principais desafios entre conquistar a confiança do técnico, da equipe e do mundo, já que muitos desacreditavam a ideia, além de a avaliarem como perigosa.
Com várias cenas de corrida e gráficos de funcionamento do carro em alta velocidade muito bem feitos, o longa entrega emoção e nostalgia com paralelos entre o videogame e a realidade. Prende o espectador do começo ao fim com um conteúdo rico e fidedigno ao esporte, trazendo nuances um pouco mais profundas do automobilismo para quem não é familiarizado. A evolução da autoconfiança do protagonista, motivada pela paixão pela velocidade, relembra porque tantas pessoas amam esse esporte. O longa retrata o automobilismo como mola propulsora de histórias de superação, tornando o impossível possível.
Destaque também para a parte onde o pai de Jann, Steve, que foi jogador de futebol, não entende a dedicação do rapaz e prefere valorizar o outro filho, Coby, que tem planos de fazer sucesso no esporte que o pai jogou por anos. O eterno conflito familiar que pode estar acontecendo na vida de qualquer um, seja em uma mudança de carreira, escolha de profissão, decisões difíceis, etc.
A história de Jann traz esperança para jovens que sonham em fazer parte de um mundo difícil de entrar, com alto custo, mas que, às vezes, o talento, a persistência e a fé se tornam um bilhete premiado. Ninguém entra para a história fazendo escolhas comuns. Geralmente, quem vai por esse caminho é julgado como louco. Porém, só aqueles que tiveram medo de tentar é que irão criticar, julgar. Quem chegou lá, por conhecer o árduo caminho, apoia, parabeniza e incentiva quem pelo menos teve coragem de tentar.
O filme conta com a participação de atores bastante conhecidos atualmente, como David Harbour (Stranger Things), que interpreta o engenheiro Jack Salter, convidado para ser o chefe de equipe; Orlando Bloom (Piratas do Caribe) representando Danny Moore, diretor de Marketing da Nissan, responsável pela ideia da criação da GT Academy; e Darren Barnet (Eu Nunca) como o piloto americano de simulação Matty Davis, selecionado para participar da academia.
Baseado em fatos reais
Interpretado no filme por Archie Madekwe, Jann Mardenborough era um jogador habilidoso de Gran Turismo em toda a sua adolescência. Sentindo que estava entre os melhores jogadores de GT 5, Jann se inscreveu na GT Academy, em 2011, com apenas 19 anos de idade. Depois de uma série de provas durante a competição, os melhores jogadores foram escolhidos para correr em pistas de verdade, podendo garantir um lugar na equipe da Nissan.
Marderborough se destacou e acabou levando sua habilidade no joystick para o mundo real, se transformando em um piloto de verdade, disputando as 24 Horas de Dubai. Com apenas 21 anos, conseguiu emplacar o décimo lugar na Toyota Racing Series, foi campeão da GP3 no Grande Prêmio da Alemanha, em 2014, e ficou em terceiro lugar nas 24 horas de Le Mans. Até hoje, ele atua como piloto de testes e ainda participa de algumas corridas pelo mundo.
Curiosidades
A franquia de jogos Gran Turismo foi lançada em 1997 para o PlayStation com a principal característica de simular corridas com realismo.
O game foi desenvolvido pela Polyphony Digital e produzido por Kazunori Yamauchi, que inclusive aparece brevemente em uma pequena participação especial, além de ser retratado de forma ficcional pelo ator Takehiro Hira.
A trilha sonora traz clássicos como Enya e Kenny G em momentos decisivos para Jann que, assim como na vida real, escutava-os para acalmar o nervosismo. Já Jack Salter mostra que possui uma forte ligação musical com os sucessos de Black Sabbath.
A ex-Spice Girl Geri Halliwell Horner, esposa de Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull Racing, interpreta Lesley, a mãe carinhosa de Jann.
O circuito de Hungaroring foi usado no traçado ao contrário para recriar cenas das 24 Horas de Le Mans. Até as zebras da pista húngara foram cuidadosamente pintadas de amarelo e azul, cores tradicionais no Circuito de La Sarthe.
Alguns detalhes da vida de Jann são inspirados no compatriota Lewis Hamilton. O personagem real é, de fato, fã do heptacampeão. Pode-se notar até a idolatria a Ayrton Senna como uma proximidade entre os dois pilotos. Jann tem um pôster do brasileiro colado na parede de seu quarto.
Alexis Hernandez, jogadora mexicana que participou da edição de 2014 do GT Academy, ficou em 4° lugar e é a mulher que chegou mais longe na competição. O piloto Jann Mardenborough foi seu mentor durante o programa.
Jann, além de fazer uma breve aparição no filme, também atuou como dublê nas cenas de corrida.
Ficha técnica
Classificação: 12 anos
Duração: 125min
Gênero: Ação/Aventura
Ano: 2023
País: EUA
Diretor: Neil Blomkamp
Elenco: David Harbour, Djimon Hounsou, Geri Halliwell, Orlando Bloom, Archie Madekwe, Darren Barnet, Takehiro Hira
Distribuição: Sony Pictures
Comments