top of page

Resumão F1: tudo o que você precisa saber sobre a pré-temporada 2023

Atualizado: 16 de jan.

Depois de mais de três meses de férias, as equipes aterrissaram no circuito de Bahrein


Escrito por Júlia Bahú e Ana Queiroz


pré-temporada 2023
Fonte: @F1 no Twitter

O Sakhir foi palco para os testes de pré-temporada 2023, que ocorreram nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. E claro que acompanhamos tudo na íntegra, só para contar para vocês o que mais nos chamou atenção durante esses três dias.


Para que possamos entrar nos detalhes de cada dia, é importante explicar um pouquinho de como funciona a pré-temporada. Neste ano, as equipes tiveram apenas três dias de teste, com 09h30min de atividade na pista para cada dia, divididos em dois períodos. Durante esse tempo, pilotos e equipes puderam avaliar os carros e seus desempenhos, assim como treinar outras atividades como pitstops, estratégias para safety car, entre outros.


O destaque do primeiro dia foi a ausência de Lance Stroll, que sofreu um acidente ciclístico, no qual quebrou os dois pulsos, ficando fora de todos os dias de teste, deixando assim a sua cadeira para o nosso conterrâneo Felipe Drugovich. Porém, logo no início dos treinos, Felipe teve problemas no carro logo na primeira volta de treino e acabou voltando para os boxes. Mas foi por um curto período de tempo, pois logo a Aston Martin resolveu os problemas apresentados e ele pôde voltar a tempo de garantir o 7º melhor tempo da primeira sessão de treinos.


Outros pontos importantes do primeiro dia foram a ausência quase que completa do purpoising no carro da Mercedes, embora o carro não tenha apresentado melhorias significativas quanto a desempenho e velocidade, o que era esperado para o ano de 2023, mesmo com a nova pintura (ou diria falta dela?). Houve também uma polêmica em torno de uma “deformidade” no bico do carro da Ferrari ,que apareciam nas retas devido ao uso de uma fibra de carbono tão fina, que afundava uma parte do bico de forma não esperada, mas que eventualmente sumia até chegar na próxima reta. Também foi possível notar uma melhora significativa nos tempos da Aston Martin, embora as demais equipes que formavam o pelotão do meio do grid ano passado não apresentaram melhoras e sim preocupações quanto ao desempenho dos carros da McLaren e Alpine. Destacou-se ainda mais uma vez, o excelente trabalho da Red Bull em entregar um carro extremamente estável a Max Verstappen, que marcou o melhor tempo do dia.


pré-temporada 2023
Dia 1 da pré-temporada da F1 2023. Fonte: Globo.com

O segundo dia de treinos foi tranquilo. Durante o treino da manhã a Ferrari se manteve no topo com Carlos Sainz, até Max Verstappen assumir a Red Bull e marcar o melhor tempo. Porém faltando 1h15min nos cronômetros, Zhou Guanyu da Alfa Romeo marcou a melhor volta do dia, ressaltando que, para isso, utilizou pneus macios, enquanto os demais estavam com a gama média. Outros momentos marcantes do dia foram o abandono de George Russell (devido a um problema hidráulico no novo carro da Mercedes), o excelente desempenho de Oscar Piastri e Logan Sargeant, que andaram a frente de seus companheiros de equipe, no ano em que estreiam na Fórmula 1.


pré-temporada 2023
Dia 2 da pré-temporada da F1 2023. Fonte: Globo.com

O último dia começou com o domínio da Ferrari, pilotada por Charles Leclerc marcando o melhor tempo e sendo batido por Lewis Hamilton, na segunda metade do dia. Porém, Sérgio Peres mostrou que a superioridade da Red Bull não está para brincadeira e cravou o melhor tempo do dia, mantendo-o até o cronômetro zerar.


Mas os grandes destaques foram para a ótima campanha de Felipe Drugovich, que correu novamente no lugar de Lance Stroll, terminando sua sessão de testes em 3º, com 77 voltas e em 10º, no final do dia. Assim como o bom desempenho de Valtteri Bottas e Yuki Tsuonada, que apareceram entre os 10 primeiros do último dia.


pré-temporada 2023
Dia 3 da pré-temporada da F1 2023. Fonte: Globo.com

De forma geral, foi possível observar e especular que a temporada de 2023 será diferente da de 2022. A inesperada e positiva surpresa que trouxe a equipe da Aston Martin, poderá trazer uma possível e interessantíssima disputa entre o novo bicampeão Max Verstappen e o veterado bicampeão (além de grande admirador) Fernando Alonso! Com certeza, seria uma disputa histórica e ótima de assistir. Outra que trouxe um grande avanço de desempenho foi a Willliams, que não vem indo bem há vários anos, mas é uma equipe com muitos campeonatos em sua história.


A Red Bull, mesmo com a punição que tirou boa parte do tempo de testes no túnel de vento, parece que não fez nem cosquinha e vem com tudo em busca do terceiro título de Max Verstappen. A Ferrari também apresentou um ótimo carro, mas parece que, juntamente com a Mercedes, vão precisar correr um pouquinho e melhorar mais o desempenho, se quiserem lutar pelo título.


A pré-temporada já recebeu sua bandeira quadriculada e estamos prontas para acompanhar e para oferecer aquela cobertura que vocês amam, com o toque único do Mulheres no Paddock! E você, está preparado para quando as luzes se apagarem?

Se inscreva para não perder nada!

Seja bem-vinda(o) ao mundo do Mulheres no Paddock! Obrigada por se inscrever!

bottom of page