Poucos pilotos conquistaram o GP de Mônaco, as 500 Milhas de Indianápolis e as 24h de Le Mans
Escrito por Ana Luiza Queiroz
Revisado por Isadora Guerra
A Tríplice Coroa do Automobilismo é um título não oficial dado a um piloto que conquista as três mais prestigiadas corridas do automobilismo mundial ao longo de sua carreira, que são: o Grande Prêmio de Mônaco, as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans.
Como o Grande Prêmio de Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis acontecem sempre na mesma época, é difícil para um piloto conseguir disputar as duas provas no mesmo ano, uma vez que as provas acontecem em lados opostos do Oceano Atlântico e, desde 1961, fazem parte de competições distintas. Dessa forma, considera-se vencedor quem ganhou as provas em anos e temporadas diferentes.
Este ano, as 500 Milhas de Indianápolis (que fazem parte do campeonato Indycar Series) irão acontecer no dia 26 de maio, mesmo dia do Grande Prêmio de Mônaco (que faz parte do campeonato de Fórmula 1). Já as 24 Horas de Le Mans (que fazem parte do campeonato de Endurance WEC) acontecem mais adiante, no dia 15 de junho. A seguir, confira como o título ficou famoso e quem são os pilotos que já conquistaram (ou não) essas vitórias tão marcantes para o automobilismo.
Um pouco de história
O termo “Tríplice Coroa” originou-se na Inglaterra, em 1853, para designar as vitórias do cavalo West Australian e seu jóquei Frank Butler nos três principais torneios de hipismo do país na época: 2.000 Guineas Stakes, Derby Stakes e St. Leger Stakes. Apesar de ter sido criado naquele ano, o termo só se popularizou no final do século e é usado até hoje para designar estas três provas do hipismo britânico. Não se sabe ao certo quando a Tríplice Coroa do Automobilismo foi criada, mas estudos indicam que tenha sido nos anos 1950. O fato de não ser um título oficial (sem troféu, certificação, órgão regulador, etc) dificulta o rastreio de sua origem e, inclusive, seus ganhadores.
A partir dos anos 1980, quando a Fórmula 1 começou a ser disputada exclusivamente por pilotos de equipes inscritas no campeonato, as chances de um piloto da F1 ganhar as três provas foi drasticamente reduzida, uma vez que a Formula One Management (FOM) não era muito afeita à concorrência com outras categorias de monopostos como a CART e a Indy e, por isso, a Tríplice Coroa acabou esquecida por quase 40 anos.
O título voltou a ser comentado brevemente nos anos 2000, quando Jacques Villeneuve anunciou que iria disputar as 24 Horas de Le Mans pela Peugeot. O canadense já havia vencido as 500 Milhas de Indianápolis e tinha grandes chances de ganhar em La Sarthe, mas apesar de ter se sagrado campeão mundial de F1, nunca venceu o GP de Mônaco. Foi então que a imprensa desenterrou uma antiga versão “alternativa” (e menos considerada) da Tríplice Coroa: 24 Horas de Le Mans, Indy 500 e o Mundial Fórmula 1 (em vez do GP de Mônaco).
Com vocês, os vencedores
Em toda a história do automobilismo mundial, conforme dados disponíveis, somente um piloto conseguiu alcançar o lugar mais alto no pódio nestas três corridas e conquistar a Tríplice Coroa: o britânico Graham Hill. Ele ganhou o Grande Prêmio de Mônaco cinco vezes (1963, 1964, 1965, 1968 e 1969), levou as 500 Milhas de Indianápolis em 1966 e faturou as 24 Horas de Le Mans em 1972.
Depois de Hill, não há nenhum outro piloto que tenha conquistado o título. Porém, alguns chegaram bem perto vencendo duas das três provas.
O americano A.J. Foyt conquistou as 500 Milhas de Indianápolis nos anos de 1961, 1964, 1967 e 1977 e as 24h de Le Mans em 1967.
Pilotos em atividade
Esta lista atualmente só possui dois pilotos com duas coroas que ainda estão na ativa com a possibilidade de conquistar a terceira coroa. Para o colombiano Juan Pablo Montoya faltam as 24 Horas de Le Mans. Ele venceu as 500 Milhas de Indianápolis nos anos de 2000 e 2015 e o Grande Prêmio de Mônaco em 2003.
Para o espanhol imparável, inaposentável, inoxidável Fernando Alonso a prova que falta são as 500 Milhas de Indianápolis. O “vovô garoto” já venceu o Grande Prêmio de Mônaco nos anos de 2006 e 2007 e as 24 Horas de Le Mans nos anos de 2018 e 2019.
Alonso venceu o Grande Prêmio de Mônaco nos anos de 2006 e 2007 e faturou as 24h de Le Mans em 2018 e 2019. Fonte: globo.com
Outros muitos pilotos já possuem uma das coroas e estão à caça da segunda. Será que algum deles será capaz de alcançar Graham Hill nessa conquista tão solitária até então…
Fontes
Yorumlar