top of page

Highlights: GP Brasil

Atualizado: 16 de jan.

Confira os melhores momentos da 40ª corrida realizada em Interlagos pela F1


Escrito por Isadora Guerra


VOLTA DE APRESENTAÇÃO

Highlights GP Brasil
Antes mesmo da largada, Charles Leclerc (Ferrari) saiu na curva 7. Fonte: f1.com

Antes mesmo da largada, Charles Leclerc (Ferrari) saiu na curva 7 e acabou batendo na barreira de proteção. O monegasco relatou que havia perdido o sistema hidráulico de seu carro. Embora inicialmente parecesse que Leclerc poderia ter feito uma barbeiragem, logo depois o piloto já relatava pelo rádio a perda do volante e do eixo traseiro. O DNS de Charles marcou a segunda vez nos últimos quatro GPs em que a Ferrari perdeu um carro antes mesmo da largada.


LARGADA

Highlights GP Brasil
Nico tocou em Albon que bateu em Magnussen na primeira curva. Fonte: f1.com

Leclerc ainda conseguiu levar sua Ferrari até uma das agulhas da pista, por isso a largada foi mantida. Sem o monegasco ao lado, Max Verstappen manteve a liderança sem trabalho, enquanto Lando Norris subiu impressionantemente de P6 para para P2. Lewis Hamilton também teve um bom começo, pulando para o terceiro lugar, ultrapassando a dupla Aston Martin. Ele até tentou se insinuar para Norris, no entanto, o piloto da McLaren segurou a posição.


Porém, logo na primeira curva, Kevin Magnussen e Alexander Albon acabaram se tocando, fazendo com que o Safety Car fosse acionado. Tudo começou com Nico Hulkenberg, que foi pressionado e posteriormente tocou Albon, que não teve o que fazer e acabou acertando a Haas de Kev. No entanto, o acidente acabou afetando a corrida de outros pilotos. Oscar Piastri teve a asa traseira quebrada após ser atingido por trás pelo dinamarquês. Já Daniel Ricciardo teve danos na asa traseira causados por um pneu que voou do carro de Albon.


Com muitos destroços na pista e a barreira de proteção bem danificada, a direção de prova determinou uma bandeira vermelha. Todos foram para o pit lane, o que deu tempo da McLaren e da AlphaTauri consertarem os carros de Piastri e Daniel. Depois de aproximadamente 20 minutos, pneus novos e pista limpa, o resto do pelotão seguiu para o grid para uma largada parada (Piastri e Ricciardo tiveram que largar do pit, já que mexeram nos carros).


RELARGADA

Highlights GP Brasil
O piloto da McLaren deu calor no tricampeão depois da relargada. Fonte: AFP

Na relargada, Verstappen novamente não foi ameaçado. Norris segurou firme o P2 enquanto Fernando Alonso tomou o P3 de Lewis Hamilton. Porém, nas voltas subsequentes, Lando colocou uma pressão séria em Verstappen. O piloto da McLaren deu calor no tricampeão e chamou a atenção do público. Max se defendeu bem e, em pouco tempo, mostrou ter mais carro, abrindo volta a volta e se mantendo tranquilamente na liderança até o fim da prova. Norris também não teve problemas para se manter na segunda posição, sendo pouco ameaçado durante a corrida. A briga mesmo foi pelo terceiro lugar, entre Sergio Perez e Alonso, que teve um final incrível, digno de Interlagos.


SHOW DE ALONSO E PEREZ

Highlights GP Brasil
Chegada milimétrica entre Alonso e Perez em Interlagos. Fonte: Fórmula 1

Nas últimas voltas, outro grande momento levantou o público: Perez, que vinha em quarto, ultrapassou Alonso na penúltima volta, na curva 1. O carro da RBR estava claramente mais veloz que o da Aston Martin, mas o espanhol conseguiu dar o troco. Ele não desistiu sem lutar e deu o bote fatal na curva 4. Na reta final, o mexicano abriu a asa móvel e se colocou ao lado do carro do bicampeão mundial, mas Alonso garantiu o lugar no pódio com uma diferença de 0,053 segundos de vantagem. Eles ganharam a bandeira quadriculada 26s atrás de Lando e 34s de Verstappen. O top 10 ficou assim: Perez, Lance Stroll, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Hamilton, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon. Após o P4, Perez está agora 32 pontos à frente de Hamilton na batalha pelo segundo lugar no campeonato de pilotos e agora pode, teoricamente, garantir a posição de vice-campeão na próxima rodada, em Las Vegas, EUA.


LANDINHO DO BRASIL

Transmissão oficial da Driver's Parade. Fonte: F1 TV


Pela terceira corrida consecutiva, Lando Norris foi eleito o piloto do dia por voto popular no site da F1. No Brasil, o jovem de 23 anos provou mais uma vez que é o único piloto capaz de chegar perto de Verstappen. O P2 de Lando foi seu 13º pódio na carreira, empatando com Nick Heidfeld no maior número de pódios sem vencer uma corrida (Patrick Depailler, Jean Alesi, Mika Hakkinen e Eddie Irvine marcaram 15 antes de suas primeiras vitórias). Foi o 7º pódio da temporada para Norris. Largando em sexto, suas chances de chegar nas primeiras posições pareciam mínimas. Mas “Landinho”, carinhosamente apelidado pelos brasileiros, ultrapassou as duas Aston Martin e tocou o terror em Hamilton para assumir o P2 (já que Leclerc abandonou na volta de apresentação). O carro #4 chegou ao seu quinto pódio nas últimas seis corridas (ou seu sétimo no top 3 se incluindo as Sprints). Vale lembrar que Norris ganhou duas pulseirinhas de duas integrantes do Mulheres no Paddock que estiveram em Interlagos. Durante a Drivers’ Parade, Lando estava usando um dos acessórios e mostrou para a repórter da Band, Mariana Becker, em rede nacional. Incrível, não é mesmo?!


COM VOCÊS, A ASTON MARTIN

Highlights GP Brasil
Alonso quebrou o jejum de 10 anos sem pódio em Interlagos. Fonte: f1.com

Finalmente, a Aston Martin voltou a estar competitiva durante um fim de semana de corrida. Alonso conquistou o P3 em cima de Perez em um dos momentos mais marcantes da prova e empatou em número de pódios (106) com Alain Prost, quarto na lista de todos os tempos. Foi apenas o segundo pódio do espanhol nos últimos 12 GPs, depois de ter conseguido seis nas primeiras oito corridas de 2023. Alonso quebrou o jejum de 10 anos sem pódio em Interlagos e agora soma nove sem vencer a prova, recorde histórico da F1 em um único circuito. O resultado significou a retomada da quarta posição no mundial de pilotos, três pontos à frente de Norris e a seis de Sainz. Lance Stroll também fez uma ótima corrida terminando em P5. Este foi seu segundo resultado entre os cinco primeiros na temporada de 2023 e o primeiro desde a Austrália. O melhor resultado anterior de Stroll em Interlagos foi o 10º no ano passado.


UMA PENA PARA A MERCEDES

Highlights GP Brasil
Os carros não renderam com pneus macios e também não conseguiram extrair o necessário dos médios. Fonte: f1.com

O início até não foi tão ruim. Hamilton saiu em P5 e fez uma ótima largada, ficando em terceiro nos momentos iniciais. Mas logo caiu para quarto após a relargada, quando Alonso o ultrapassou. Para Russell, não foi diferente. Seu ritmo também não foi ruim no começo, porém, foi diminuindo ao longo do GP até o britânico ter que se retirar da corrida.


Há também a questão de garantir o vice-campeonato de construtores. A Ferrari está apenas 20 pontos atrás, em terceiro, graças à ajudinha de Leclerc em São Paulo. A briga de Lewis pelo vice no mundial de pilotos também foi impactada. Com o P4 de Perez em Interlagos, o mexicano aumentou a diferença de 20 para 32 pontos.


ABANDONOS

Highlights GP Brasil
Leclerc foi o primeiro a abandonar, ainda na volta de apresentação. Fonte: AFP

Se São Pedro colaborou e não tumultuou o GP (assim como fez na classificação de sexta), a magia de Interlagos deu as caras e logo tratou de causar uma chuva de abandonos. A começar por Leclerc, na volta de apresentação, a princípio por pane hidráulica. Na largada, Albon e Magnussen bateram e ficaram de fora. O quarto abandono foi de Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, forçado a ir para os boxes devido a um problema técnico na volta 24. Quase 15 voltas depois, Valtteri Bottas também teve que se retirar por conta de um problema mecânico. Pouco depois, George Russell foi chamado pela Mercedes para retirar seu W14 por conta da “alta e piora da temperatura do óleo”. Com isso, apenas 14 pilotos cruzaram a linha de chegada.


MAX E RBR SEGUEM QUEBRANDO RECORDES

Highlights GP Brasil
Com 52 vitórias na carreira, Max ultrapassou Alain Prost e agora é o quarto maior vencedor da F1. Fonte: f1.com

O bom desempenho no Brasil significou mais recordes para Verstappen e para a Red Bull. A vitória de Max rendeu à Red Bull o empate com a Mercedes de 2016 no número de vitórias em uma única temporada (19), com uma corrida a menos. A RBR também quebrou o recorde da Mercedes, em 2016, de maior número de voltas lideradas em uma temporada (1.055). Outro recorde quebrado foi a maior vantagem de pontos do líder sobre o segundo colocado no mundial: o holandês abriu 266 pontos em relação ao mexicano. Esse número é maior do que o total de pontos de Sebastian Vettel quando ele venceu seu primeiro mundial pela própria RBR em 2010, com 256 pontos.


Mais um número absurdo: com 52 vitórias na carreira, Max ultrapassou Alain Prost e agora é o quarto maior vencedor da F1 de todos os tempos, atrás de Vettel (53), Michael Schumacher (91) e Hamilton (91). O holandês ainda quebrou seu próprio recorde ao vencer 17 GPs em uma mesma temporada (eram 15 até 2022).


INTERLAGOS, EU TE AMO!

Highlights GP Brasil
Momento épico da torcida, com certeza, foi o pódio. Milhares de fãs tomaram conta da pista para assistir à cerimônia. Fonte: XPB Images

O melhor highlights: o GP do Brasil voltou a registrar recorde de público em Interlagos. A organização da prova anunciou que 267 mil fãs de automobilismo compareceram ao circuito paulistano ao longo dos três dias. Trata-se do terceiro recorde seguido registrado pela etapa brasileira, cujo contrato foi renovado até 2030. O novo recorde se deve muito a novas arquibancadas móveis e também à ampliação de áreas vips. O momento épico da torcida, com certeza, foi o pódio. Milhares de fãs tomaram conta da pista para assistir à cerimônia e interagir principalmente com os brasileiros Felipe Drugovich e Gabriel Bortoleto.


E AGORA?

Agora restam apenas duas corridas para o fim da temporada de 2023. A Fórmula 1 deixa São Paulo e embarca de volta para os Estados Unidos. Las Vegas vai receber a terceira prova no país nesta temporada de 17 a 19 de novembro. Novidade no calendário, a cidade dos cassinos e da vida noturna montou uma pista de rua com investimento milionário. Por último, a F1 estaciona em Abu Dhabi, de 24 a 26 de novembro.


Fontes


Comentarios


Se inscreva para não perder nada!

Seja bem-vinda(o) ao mundo do Mulheres no Paddock! Obrigada por se inscrever!

bottom of page