top of page

Highlights: GP da Emilia-Romagna 2024

Max Verstappen vence de novo, mas dessa vez com Lando Norris em sua cola


Escrito por Isadora Guerra


A LARGADA


Highlights GP Emilia-Romagna 2024
Largada foi calma e sem incidentes em Imola. Fonte: Getty Images

Apesar da proximidade de Lando Norris, segundo colocado no grid de largada, Max Verstappen conseguiu defender sua liderança, já que o piloto da McLaren tinha Charles Leclerc em sua cola. No entanto, as posições iniciais permaneceram inalteradas após uma largada comportada e até morna. Logo atrás, Nico Hulkenberg ganhou duas posições e apareceu em oitavo, à frente de Yuki Tsunoda e Sergio Pérez, que largou em P11.


Na abertura da segunda volta, Max já tinha 1s de vantagem sobre Norris, diferença que só crescia. Na décima, já era de 2s5. Na 13ª, 3s3. Quatro voltas depois, Verstappen anotava 5s1 sobre o rival, aumentando mais 1s5 cinco voltas depois. Tudo indicava que seria mais uma corrida tranquila. E até foi, porém depende.


NORRIS EM BOA FASE


Highlights GP Emilia-Romagna 2024
Norris perseguiu Max até o fim e ficou a apenas 0s7 do tricampeão. Fonte: f1.com

Max seguiu abrindo vantagem na liderança, chegando a ter 7s5 sobre Norris na volta 45. Porém, os pneus duros que o tricampeão havia trocado 20 voltas antes começaram a ceder. Em 10 voltas, o piloto da McLaren descontou mais de 3s do holandês. Na volta 58, a cinco para a bandeirada, ele conseguiu diminuir sua desvantagem para 1s6. No entanto, na penúltima volta, quando estava a 1s de Verstappen, Lando se desconcentrou. Apesar de se recuperar, ele não conseguiu alcançar Max, embora tenha ficado muito perto (0s7).


Lando Norris está no melhor momento de sua vida. Após sua primeira vitória na carreira em Miami, o britânico fez uma corrida consistente para o segundo lugar, o que inclui caçar Verstappen durante praticamente toda a prova. Este é o terceiro pódio consecutivo de Norris em Ímola e o 17º de sua carreira, enquanto o segundo lugar foi o melhor resultado de sua equipe McLaren no circuito italiano desde que Kimi Raikkonen ficou em segundo em 2003.


Norris também ganhou o prêmio de Piloto do Dia pela terceira corrida consecutiva, tendo ficado em P2, P1 e P2 nas últimas três, e está em quarto lugar na classificação de pilotos, apenas seis pontos atrás de Sergio Perez, da Red Bull, agora terceiro no mundial.


SÓ DÁ ELE


Highlights GP Emilia-Romagna 2024
Max venceu em Imola, seguido por Norris e Leclerc. Fonte: Getty Images

A máquina de quebrar recordes continua imparável. Após igualar o recorde de Ayrton Senna de oito poles positions consecutivas, o tricampeão conquistou sua quinta vitória de 2024. Com o triunfo, Verstappen segue liderando o campeonato com 161 pontos. Já seu colega de equipe, Sergio Perez, perdeu a vice-liderança para Charles Leclerc. No mundial de construtores, a RBR detém 268 pontos em primeiro lugar, com 56 a mais que a vice-líder Ferrari.


Agora o holandês se tornou o segundo maior vencedor da pista, igualando com Ayrton Senna e Alain Prost. Ele ultrapassou o tricampeão (e seu sogro) Nelson Piquet, com duas vitórias. Assim como Michael Schumacher entre 2002 e 2004, Max conquistou seus triunfos na pista italiana de forma sucessiva.


A VOLTA POR CIMA DE LECLERC


Highlights GP Emilia-Romagna 2024
Monegasco comemora pódio importante para a Ferrari. Fonte: f1.com

Charles Leclerc está encontrando o ritmo agora, mesmo que ainda esteja em busca da primeira vitória em 2024. O monegasco deu à Ferrari seu primeiro pódio em Ímola desde que Michael Schumacher venceu no local em 2006. O P3 de Leclerc foi seu quarto pódio na temporada e o segundo consecutivo.


Leclerc continua sua sequência de terminar todas as corridas deste ano entre os quatro primeiros colocados. E foi justamente essa consistência que o levou ao segundo lugar no campeonato de pilotos, agora seis pontos à frente de Checo. Mais uma chama de esperança para os tifosi tanto para 2024 quanto para 2025.



Vettel organizou uma série de homenagens para o brasileiro Ayrton Senna. Fonte: Getty Images


Sebastian Vettel, tetracampeão da F1, pilotou pelo circuito Enzo e Dino Ferrari a McLaren MP4/8 de Ayrton Senna, fazendo reverência ao último carro do tricampeão na equipe que o imortalizou na história do esporte. A homenagem marcou os 30 anos da morte do brasileiro, vítima de um acidente fatal na mesma pista.


Vestindo um macacão, balaclava e capacete com as cores que representaram Senna na F1 em seus 10 anos de carreira, Vettel ainda carregou as bandeiras do Brasil, em menção ao tricampeão, e a da Áustria, lembrando também de Roland Ratzenberger, piloto que faleceu em decorrência de outro acidente no GP de San Marino de 1994 em Imola, um dia antes de Senna.


Vale lembrar que ainda na quinta-feira, o tetracampeão organizou uma corrida, à pé, com 18 dos 20 pilotos do grid da F1. O grupo vestia camisetas com as cores do capacete de Ayrton e munhequeiras com a cores da bandeira austríaca. Vettel também visitou a estátua de Senna no circuito italiano e prestou suas homenagens individuais ao brasileiro, com uma bandeira do Brasil pendurada nas costas.


Highlights GP Emilia-Romagna 2024
Vettel esteve junto à estátua de Senna e fez suas homenagens ao piloto. Fonte: Getty Images

E AGORA?


Para terminar o Highlights GP Emilia-Romagna 2024: a próxima etapa da F1 2024 será o GP de Mônaco, no Circuito de Monte Carlo, já neste domingo, 26 de maio. A prova é válida como a oitava da temporada. As atividades iniciam ainda na sexta-feira, dia 24. 


Fontes

Comentarios


Se inscreva para não perder nada!

Seja bem-vinda(o) ao mundo do Mulheres no Paddock! Obrigada por se inscrever!

bottom of page