top of page

Perfil: Logan Sargeant permanece na Williams em 2024

Atualizado: 23 de jan.

Compromisso em evoluir como piloto e capacidade de absorver conhecimento ajudaram o americano a ficar na F1


Escrito por Isadora Guerra


Perfil Logan Sargeant
O último nome a ser confirmado em2024foi o de Sargeant, pela Williams. Fonte: Getty Images

O grid da Fórmula 1 em 2024 já está definitivamente completo. O último nome a ser anunciado foi o de Logan Sargeant, cuja renovação para a próxima temporada foi confirmada pela Williams nesta semana. O americano de 22 anos que pontuou apenas uma vez neste ano (P10 no GP dos Estados Unidos) estendeu o vínculo com o time após longa deliberação da equipe britânica. Sua permanência fará de 2024 a primeira temporada da história sem um novato na categoria.


A história de Logan

Perfil Logan Sargeant
Logan acumulou distinções em competições de kart, como o título mundial de KF Junior. Fonte: Racing News

Sargeant é um piloto de corrida americano de Boca Raton, Flórida (EUA). Nasceu em 31 de dezembro de 2000. Começou a competir no kart muito cedo, se mudando para a Europa com apenas nove anos, onde acumulou diversas distinções em inúmeras competições, incluindo o título mundial de KF Junior.

Perfil Logan Sargeant
Logan venceu em Sochi, na Rússia, em sua passagem pela Fórmula 3 guiando pela Charouz. Fonte: Getty Images

Em 2016, Sargeant passou para as corridas de monopostos, competindo no Campeonato Britânico de F4. Ele venceu uma corrida naquela temporada e terminou em 8º na classificação geral. Em 2017, subiu para o campeonato europeu de Fórmula 3, venceu uma corrida e teve vários pódios, terminando em 8º no campeonato. Em 2019, Sargeant mudou para o recém-renomeado campeonato FIA de Fórmula 3 e melhorou, terminando a temporada em 6º na classificação com uma vitória. Em 2020, seguiu na F3 correndo pela Prema e, em 2021, pela Charouz.

Perfil Logan Sargeant
Na F2, destaque para um P2 de Logan no Azerbaijão com o brasileiro Felipe Drugovich em P3. Fonte: Getty Images

No fim de 2021, Logan subiu para a Fórmula 2, substituindo Jake Hughes na HWA, a partir da 7ª etapa. Em 2022, fez sua primeira temporada completa na F2, dessa vez pela Carlin. Ele obteve dois triunfos: a pole e a vitória na corrida 2 do Grande Prêmio da Inglaterra, onde se tornou o primeiro piloto americano a vencer uma corrida de F2, e a da Áustria, conquistada depois que dois pilotos à sua frente foram penalizados após a bandeira quadriculada. Logan terminou o campeonato com 148 pontos, na quarta posição, um ponto atrás de seu companheiro de equipe, Liam Lawson.


Em outubro de 2021, durante o fim de semana do Grande Prêmio dos Estados Unidos, Sargeant foi anunciado como membro do programa de jovens pilotos da Williams. Sua entrada na categoria principal do automobilismo dependia dele conseguir a pontuação suficiente para a superlicença, em 2022. Um mês antes de conseguir os pontos necessários, Logan foi anunciado para substituir Nicholas Latifi na Williams para a temporada de 2023 da F1. Sob pressão, ele conseguiu a superlicença apenas em novembro de 2022, na última prova do ano do calendário da F2.


Ano de estreia na F1

Perfil Logan Sargeant
Logan sempre esteve à sombra de comparações com seu companheiro de equipe, Alex Albon. Fonte: Getty Images

Sargeant iniciou seu complicado ano de estreia com a tarefa de convencer que não era apenas mais um jovem piloto (promessa americana), mas um atleta que merecia realmente estar no grid de largada. Mesmo à sombra de seu experiente companheiro de equipe, Alex Albon.


E ele começou bem com uma décima segunda posição que o deixou mais perto dos pontos do que o esperado. Um desempenho que não conseguiu repetir nas corridas seguintes, já que a Williams nasceu como um carro difícil de pilotar e sem competitividade suficiente para estar nos pontos de forma regular, como também atestou o desempenho de Albon, no geral.

Perfil Logan Sargeant
O americano acumulou algumas quebras e batidas em 2023, como em Suzuka, no Japão. Fonte: Getty Images

Logan voltou a encostar nos pontos no GP da Inglaterra, cruzando a linha de chegada na décima primeira colocação. As corridas continuaram acontecendo e o americano continuou ofuscado pelo desempenho de Albon, que o superou nos treinos classificatórios e sempre esteve algumas posições à frente nas corridas. Ao todo, foram oito idas do tailandês ao top 10, o que catapultou a Williams para o sétimo lugar no campeonato das equipes.


Já o piloto de Boca Raton chegou à corrida em casa sem muitas expectativas depois de ter abandonado no Catar devido a uma fraqueza física. Poucos pensavam naquela época que Austin seria a melhor corrida da temporada para Sargeant, que conseguiu seu primeiro ponto na Fórmula 1 após as desclassificações de Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

Perfil Logan Sargeant
Aos 23 anos, Logan caminha rumo a sua segunda temporada na F1 buscando mais pontos e maturidade nas pistas. Fonte: Getty Images

Mesmo assim, a Williams aposta no potencial de Sargeant e acredita que o americano pode se desenvolver e ter um papel fundamental na ascensão da equipe nas próximas temporadas. Com dedicação, preparo e foco, o piloto pode crescer na Fórmula 1 e conquistar resultados mais expressivos em 2024.


BÔNUS PERFIL: 5 curiosidades sobre Logan Sargeant


- Primeiro piloto americano na F1 desde 2015, após Alexander Rossi

- Tornou-se o primeiro piloto norte-americano a marcar pontos na F1 desde Michael Andretti, no GP da Itália de 1993

- Logan foi o piloto com o maior número de penalizações na Superlicença da F1 em 2023, com seis pontos

- O americano foi quem deu mais prejuízo na F1 em 2023, totalizando US$ 4,33 milhões de despesas para a Williams

- Com contrato renovado, pela primeira vez na história o grid da F1 não mudará de um ano para o outro 

Perfil Logan Sargeant
Com a renovação, pela primeira vez na história o grid da F1 não mudará de um ano para o outro. Fonte: Nas Pistas

Fontes

Se inscreva para não perder nada!

Seja bem-vinda(o) ao mundo do Mulheres no Paddock! Obrigada por se inscrever!

bottom of page