top of page

Saiba mais sobre a WEC: o campeonato de endurance da FIA

Brasil recebe uma etapa em julho, chamada 6 horas de São Paulo


Escrito por Luísa Santos


Se você é apaixonado por Fórmula 1 e acha que 24 corridas por ano é muito pouco, hora de conhecer outras categorias para não sofrer de tanta saudade. Opções não faltam: Fórmula 2, Fórmula 3, Fórmula E, F1 Academy, WEC, Indy , Stock Car, Porsche Cup, entre muitas outras. Aqui no blog já tem conteúdo especial sobre a Fórmula E, que passou pelo Brasil em 2023. Daqui pra frente, você entrará no mundo da WEC, o campeonato de endurance da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).



A World Endurance Championship é uma competição automobilística internacional organizada pela FIA e pelo Automobile Club de l'Ouest. Sua temporada inaugural no formato conhecido atualmente foi em 2012, mas a mesma designação já havia sido utilizada pela FIA entre 1981 e 1985. Antes de 2012, era chamada de Intercontinental Le Mans Cup.  É destinada aos protótipos esportivos e carros de turismo. 


Como funciona


wec 2024
Estilo de largada também é diferente na WEC. Fonte: Divulgação

Em 2024, serão nada menos que 14 fabricantes divididos entre as classes dos hipercarros, que levarão um número recorde de 19 super protótipos para o grid, e da novíssima LMGT3, esportivos derivados de modelos de rua que já tem confirmada entre os 18 carros a participação do brasileiro Augusto Farfus com um BMW M4 da equipe WRT. Disputadas em oito etapas na Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul e Oriente Médio, há corridas de distâncias variadas, desde a mais curta, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas. A quarta jornada da WEC é a principal corrida do campeonato (24 Horas de Le Mans), um dos maiores eventos esportivos do mundo. Entrando agora em sua 12ª temporada, o calendário da WEC de 2024 dá aos fabricantes, equipes e parceiros visibilidade intercontinental nas principais regiões do mundo.


Resumindo: são vários carros correndo simultaneamente em duas categorias (Hypercar e LMGT3). Para 2024, os regulamentos técnicos da nova categoria LMGT3 e um novo formato de classificação foram aprovados. Com 19 hipercarros definidos para competir em todas as rodadas, a competição também inclui a entrada de 18 carros LMGT3 novos. Embora não corram no resto do campeonato, os antigos LMP2 serão permitidos nas 24 Horas de Le Mans, onde várias outras inscrições tradicionalmente impulsionam o grid.


wec 2024
Temporada conta com oito corridas, uma delas ocorre no Brasil, em julho. Fonte: fiawec.com

Atualmente, com exceção das 24 Horas de Le Mans, a WEC conta com duas ou três sessões de treinos livres com duração que pode variar de 1h a 1h30, com uma classificação de 15 minutos para cada classe. Com o fim da disputa da LMP2 em 2024 (que só aparecerá em Le Mans), a organização manteve o formato dos treinos livres, mas mudou a classificação. De acordo com o novo formato, as classes de protótipos e GT3 terão duas partes. Assim, cada classe irá para a pista para uma sessão de 12 minutos, seguida por uma sessão de superpole de 10 minutos para os 10 carros mais rápidos.


wec 2024
WEC contará com mais de 30 carros na pista durante as oito provas do ano. Fonte: motorsport.com

Curiosidades


Trata-se de uma categoria que tem uma das corridas mais famosas de todos os tempos: a lendária “24 Horas de Le Mans”, que junto com o GP de Mônaco da F1 e as 500 Milhas de indianápolis forma a Tríplice Coroa, honraria conquistada apenas uma única vez pelo piloto Graham Hill. Nomes como Fernando Alonso, Pietro Fittipaldi, Daniil Kyviat, Brandon Hartley (atual campeão da WEC) e Juan Pablo Montoya são alguns dos pilotos que correm atrás da Tríplice Coroa, além de vários outros que pilotam os hipercarros.


wec 2024
FIA WEC terá novo formato de classificação para 2024. Fonte: Arnaud Cornilleau/ACO

É um campeonato cheio de estrelas. O atual piloto reserva da Mercedes e filho do heptacampeão Michael Schumacher, Mick Schumacher, fará sua temporada de estreia em 2024 pela equipe francesa Alpine. O campeão da F1 em 2009, Jenson Button, e o piloto reserva da Ferrari, Antonio Giovinazzi, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2023 (após um jejum de 60 anos da Ferrari na categoria) também correrão neste ano. Robert Kubica, ex-F1, permanece na WEC, que ainda receberá o ídolo da motovelocidade, Valentino Rossi. Nyck DeVries, que correu as primeiras 10 provas da F1 em 2023 pela AlphaTauri, também estará no grid.


wec 2024
Giovinazzi entre os vencedores das 24 Horas de Le Mans em 2023. Fonte: fiawec.com

O filme Gran Turismo: de jogador para corredor retrata a corrida de Le Mans em uma de suas sequências de cenas. Saiba mais lendo a resenha do longa já disponível aqui no blog.


6 horas de São Paulo


Notícia boa: o Brasil receberá uma etapa em 2024! No dia 14 julho o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, sedia as 6 horas de São Paulo. Trata-se da quarta edição da corrida de longa duração em terras brasileiras, que fez parte dos calendários de 2012, 2013 e 2014 da WEC. Na pista serão 37 carros e duas competições em uma só. E ambas vêm com novidades para a temporada de 2024, tanto no regulamento técnico quanto em relação à lista de equipes e pilotos, acrescida de nomes bastante conhecidos do automobilismo de ponta. Mais informações e ingressos aqui.


E aí, se interessou pela WEC? Então siga acompanhando o blog e mergulhe nesse mundo intenso e veloz das corridas de endurance!


Revisado por Isadora Guerra


Fontes


Comentarios


Se inscreva para não perder nada!

Seja bem-vinda(o) ao mundo do Mulheres no Paddock! Obrigada por se inscrever!

bottom of page