top of page

GP da Austrália: tudo que você precisa saber sobre o circuito

Atualizado: 16 de jan.

O Formula 1 Rolex Australian Grand Prix de 2023 será disputado entre os dias 31 de março e 02 de abril


Escrito por Ana Luiza Queiroz


Devido ao fuso horário, para o Brasil o treino livre 1 acontece às 22h30 (horário de Brasília) da quinta feira dia 30 de março (sendo 12h30 do dia 31 no horário local) e será transmitido pelo BandSports e F1 TV.


Na sexta feira dia 31 teremos os treinos livres 2 e 3 às 2h e 22h30 respectivamente no horário de Brasília (sendo as 16h do dia 31 e as 12h30 do dia 01 no horário local) com transmissão pelo BandSports e F1 TV.


No sábado dia 01 teremos a qualificação 2h do horário de Brasília (sendo 16h horário local) com transmissão no BandSports, F1 TV e Band.


E por fim no domingo dia 02 a corrida irá ocorrer às 2h no horário de Brasília (15h horário local) com transmissão na Band e na F1 TV.

GP da Austrália
Fonte: https://www.formula1.com/en/racing/2023/Australia/Circuit.html

O Circuito de Albert Park é localizado em Melbourne na Austrália e possui 5.278 Km, deverá ser percorrido 58x (Voltas) completando assim o total de 306.124 Km rodados em uma corrida. Possui atualmente 14 curvas e 2 zonas de detecção e 4 zonas de ativação de DRS. O recorde de volta mais rápida dentro de uma corrida é de Charles Leclerc que fez sua volta de 1:20.260 em 2022 e a pole mais rápida também pertence a ele o tempo de 1:17.868 também em 2022.


GP da Austrália
Fonte: https://www.formula1.com/en/latest/article.its-race-week-5-storylines-were-excited-about-ahead-of-the-australian-grand.6becGF7nGouq6AuG3Y9qxp.html

Informações gerais dadas vamos agora conhecer um pouco mais da terceira etapa da temporada de 2023 da Fórmula 1.


O Grande Prêmio da Austrália começou a ser disputado em 1928 com algumas interrupções durante a Segunda Guerra Mundial, após isso foi disputado regularmente. Começou a fazer parte do campeonato de Fórmula 1 somente em 1985 sendo disputado no Circuito de rua de Adeleine até 1995.


O Circuito de Albert Park é localizado perto da cidade de Melbourne, capital do estado de Vitória na Austrália e passou a receber a Fórmula 1 anualmente desde 1996. Albert Park, como o nome sugere, é um circuito de rua ao redor do lago de mesmo nome, na área central de comércio da segunda maior cidade da Austrália, Melbourne. A capital cultural do país, como é conhecida, hospeda tradicionalmente uma das etapas do Campeonato Mundial de Fórmula 1, e conta com a simpatia de equipes e fãs.


GP da Austrália
Fonte: https://ge.globo.com/motor/formula-1/blogs/voando-baixo/post/2022/04/07/gp-da-australia-30-informacoes-que-voce-precisa-saber-da-corrida.ghtml

Antes de entrar no campeonato de Fórmula 1, o circuito de Albert Park já tinha recebido corridas em 1953 e 1956. Depois de Adelaide ter sido o palco anual da Fórmula 1 durante 11 anos, em 1996 a categoria mudou para Melbourne, palco da primeira prova da temporada, depois de Adelaide ter fechado a temporada anterior. Apenas quatro meses após Adelaide ter realizado seu último Grande Prêmio da Austrália no final de 1995, as equipes de Fórmula 1 estavam de volta à Austrália para o primeiro Grande Prêmio de Melbourne no início de 1996. Essa corrida é mais lembrada pelo infame acidente de Martin Brundle em Jordan na curva 3 depois de se lançar da traseira do Sauber de Johnny Herbert.


O acordo para sediar a Fórmula 1 em Melbourne foi feito em 1993, com a decisão de criar um circuito usando uma mistura das estradas existentes ao redor do parque da cidade conhecido como Albert Park (principalmente Aughtie Drive e Lakeside Drive, se um dia você estiver por Melbourne e quiser dirigir em uma parte de um circuito de Fórmula 1) com um pouco de desvio pelo estacionamento do Lakeside Stadium. Para a realização da prova, o asfalto foi reconstruído para garantir consistência e suavidade. Jacques Villeneuve fez a primeira pole-position. Arrancou e manteve a liderança até à volta 53, quando foi ultrapassado pelo colega de equipe Damon Hill depois de ter problemas com a pressão do óleo do carro. Assim, a corrida acabou com uma dobradinha da Williams. Eddie Irvine, da Ferrari, completou o pódio, na terceira posição.


GP da Austrália
Fonte: https://www.thecheckeredflag.co.uk/2015/03/grand-prix-gold-1996-australian-grand-prix/

Boa parte do circuito é utilizado diariamente pelo trânsito. Divergindo relativamente a outros circuitos de rua, este tem uma superfície bastante plana. Até à sua estreia, era dos poucos circuitos com cursos de água por perto. É um circuito médio rápido, com uma sucessão de curvas fáceis de aprender. No entanto, tem poucas retas reais e não é muito propício a ultrapassagens, no entanto, costuma ser caracterizado por ter corridas bastante interessantes e por haver muitos desistências.


É uma combinação de curvas suaves, grampos e longas retas. Não é uma pista especialmente desafiadora, mas apresenta, apesar de tudo, um traçado prazeroso para os pilotos e garante, quase sempre, uma corrida interessante. Como a maioria dos circuitos de rua, a superfície em alguns pontos é cheia de ondulações. Essa característica associada a uma variedade de curvas estreitas torna o acerto dos carros semelhante ao utilizado em Mônaco, com uma relativa altura do chassi e o máximo de pressão aerodinâmica.


Por se tratar de uma instalação temporária, o Circuito de Albert Park pode ser bastante acidentado - embora o recapeamento para 2022 sem dúvida tenha melhorado as coisas - o circuito no início do fim de semana costuma ser escorregadio, mas vai se emborrachando à medida que as sessões avançam. É também um circuito que exige um chassi bem projetado, com vários pontos na pista onde os pilotos precisam de um front-end reativo para permitir que eles o joguem em uma curva. Melbourne também é uma das pistas mais rápidas do calendário, com a volta da pole de Lewis Hamilton em 2019 com uma média de mais de 235 km/h.


Após o cancelamento em 2020 e o adiamento do Grande Prêmio da Austrália em 2021, devido à pandemia de COVID-19, a pista passou por mudanças de layout, a parte mais notável foi a modificação do complexo de curva 9–10 de uma curva direita-esquerda pesada para uma curva rápida varrendo o canto direito-esquerdo nas curvas 11 e 12. Outras modificações incluíram o alargamento do pit lane em 2 m (2,2 jardas) e o reperfilamento da curva 13. Além disso, algumas curvas foram alargadas, como curva 1, curva 3, curva 6, curva 7 e curva 15; e espera-se que essas modificações reduzam os tempos de volta de qualificação em até cinco segundos.


O piloto a ganhar mais vezes esse GP foi Michael Schumacher subindo ao lugar mais alto do pódio quatro vezes. Já a equipe que mais ganhou foi a McLaren tendo seus representantes triunfando em onze situações.


GP da Austrália
Fonte: https://www.autopista.es/formula1/gp-australia-f1-algunas-cifras-interesantes_254497_102.html

Vencedores do GP da Austrália


GP da Austrália

No ano de 2022 o GP foi ganho pelo monegasco Charles Leclerc que em sua Ferrari completou a corrida em 1h 27min 46s 548, com volta mais rápida de 1min 20s 260, após ter conquistado a pole position com o tempo de 1min 17s 868. O segundo lugar ficou com o piloto da Red Bull, Sergio Perez e fechando o pódio o terceiro lugar ficou com o piloto da Mercedes, George Russel.


GP da Austrália
Fonte: https://www.reuters.com/lifestyle/sports/leclerc-wins-australian-grand-prix-ferrari-2022-04-10/

Muitas vezes encontrada em listas das melhores cidades do mundo, Melbourne é uma explosão durante todo o ano - e só fica melhor quando a Fórmula 1 chega à cidade. Há muitos bares e restaurantes, além de estar muito próximo a praia, como a corrida ocorre no início do outono na Austrália é esperado que as temperaturas sejam amenas.


Todos os anos, arquibancadas e infraestruturas são elevadas para a realização da prova, cerca de um mês antes da prova. Tudo é retirado cerca de seis semanas após o evento. No fim de semana da prova, o acesso ao parque é restrito ao Grande Prémio. Inclusive, em algumas zonas o circuito desvia-se dos trechos de utilização diárias para ter curvas mais competitivas, como o que acontece nas curvas 3, 4 e 5, que passam por um parque de estacionamento. Sempre houve alguns residentes contra a realização da prova, no entanto, a prova é bastante popular na zona. O melhor lugar para assistir se você quiser ver de uma arquibancada é a arquibancada Waite com vista para a curva 10 ou a arquibancada Brabham do lado de fora da curva 2 para assistir aos carros disputando uma posição na primeira chicane. Alternativamente, existem alguns bons pontos de admissão geral do outro lado do lago - vá entre as curvas 8-9 ou 9-10 se você gosta de um piquenique enquanto assiste uma corrida F1.


Este ano a Austrália não ficará sem um representante na pista, após a saída do australiano Daniel Ricciardo da McLaren outro australiano vem ocupando o seu lugar, um dos estreantes na Fórmula 1 deste ano Oscar Piastri, que é agenciado pelo também australiano Mark Webber que havia sido substituído por Daniel Ricciardo na Red Bull no ano de 2014.


GP da Austrália
Fonte: https://bleacherreport.com/articles/1749583-mark-webber-announces-daniel-ricciardo-as-red-bull-racing-replacement-driver


GP da Austrália
Fonte: https://www.band.uol.com.br/esportes/automobilismo/formula-1/noticias/f1-20220-mclaren-piastri-ricciardo-16526882












GP da Austrália
Fonte: https://www.formulanerds.com/news/mark-webber-piastri-alpine-mclaren-contract/
























Ansiosos para a terceira etapa do ano? Será que Max Verstappen ou Sergio Perez terão a sua primeira vitória em solo australiano, será que o 101 pódio de Fernado Alonso será uma vitória ou teremos um rosto novo nós pódios de 2023?


Fontes


Se inscreva para não perder nada!

Seja bem-vinda(o) ao mundo do Mulheres no Paddock! Obrigada por se inscrever!

bottom of page